segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Liberato consolida ações de acessibilidade com Mostra de Curta Inclusivos

por Cler Oliveira*

Na manhã desta segunda-feira, dia 10, a Fundação Liberato deu mais um passo importante para que Novo Hamburgo se torne um município mais acessível por meio da I Mostra de Curta Metragem  acessível para Pessoas com Deficiência. O evento reuniu representantes de entidades governamentais, ONGs, estudantes, educadores e membros da comunidade que prestigiaram as oito produções experimentais (veja lista no final do post) feitas por escolas municipais de Novo Hamburgo, Centro Universitário Feevale, produtores de Ivoti e Porto Alegre. Segundo o diretor-executivo da Fundação, Léo Weber, a instituição deu um grande passo para a continuidade de projetos que visam a acessibilidade, iniciados em 2012 e ratificados com a idealização do Centro de Referência de Tecnologia Assistiva que, a partir de pesquisas, projetos e de um grupo de trabalho na área, irá disponibilizar recursos para alunos e comunidade com deficiência a fim de dar mais autonomia a essas pessoas.

Parte dos curtas apresentados, para se tornarem produtos de cultura acessível, contaram com o apoio da Fundação que colaborou com a edição, tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e linhas de áudio para audiodescrição, recurso que permite que o deficiente visual possa ter a contextualização de cenas para melhor entendimento da obra.

Foto alinhada à esquerda: Segurando o microfone, Ricardo Sewaald - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania das Pessoas com Deficiência


A mostra foi seguida de um debate que contou, dentre os participantes, com a presença do presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMPCD) e Associação dos Deficientes Visuais de Novo Hamburgo (Adevis), Ricardo Sewaald (foto), que enfatizou a importância de cada trabalho, independente de questões técnicas, para a promoção da acessibilidade e cidadania. Sewaald destacou o curta “O Recomeço de Um Futuro Melhor”, que trata de um grupo de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, por razões diferentes, aprendem a ler na idade madura. A produção aborda a felicidade da descoberta da leitura e o preconceito vivido por essas pessoas. “Esse é o tipo de projeto que tem que ser disponibilizado e entregue na Secretaria Nacional dos Direitos Humanos pela riqueza dos depoimentos”, sugeriu. Da mesma forma que enfatizou os depoimentos do documentário “Olhares” que trata do mundo dos deficientes visuais.

Planos para 2013

Segundo o coordenador  do Centro de Planejamento e Avaliação da Fundação Liberato, José Brenno da Cruz, a instituição tem diversos projetos sob o prisma da acessibilidade e que, neles, o Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência terá um espaço importante nesse processo. Entre as ações está a implantação do primeiro laboratório modelo para a produção de áudios e vídeos para a elaboração de curtas acessíveis. Nessa mesma linha, há planos da disponibilização de uma biblioteca na qual poderá ser encontrados livros em braile e em outros formatos que permitam a inclusão de leitores com deficiência. Além disso, a criação de um conselho consultivo formado por representantes de entidades que trabalham com deficientes é um projeto que a Fundação pretende implementar e oficializar a médio prazo.

Atualmente, alguns dos projetos desenvolvidos pela entidade, sobretudo os que envolvem tecnologia assistiva na área de deficiência visual, contam com a consultoria da Adevis. “Queremos em breve poder anunciar nossa próxima mostra de curtas acessíveis e construir, junto com as entidades de pessoas com deficiência, um calendário de eventos comum para o próximo ano”, ressaltou Cruz.

Curtas apresentados:
Foto: Gira-Giras do tempo -  colorida, três atores loiros e sorridentes sentados no chão. Eles interpretam, respectivamente,  o personagem Raul criança, na adolescência e fase adulta. Não é possível ver o rosto do adulto devido à luminosidade da foto. A foto é tirada de baixo para cima e ao fundo aparece os galhos de uma grande árvore.
 Crédito: Instituto de Educação de Ivoti


  •    Venezianas Coloridas
  •  A Menina que Não Podia Brincar
  •  Friends and Feelings
  • O Recomeço de um Futuro Melhor
  •  Através das Sombras
  •  Gira-giras do Tempo
  • Que cor é essa?
  • Olhares



Cler Oliveira é jornalista, blogueira e integrante do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa com Deficiência de Novo Hamburgo. contato: Cler.oliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Esse espaço também é seu!